Função do 1° grau

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Função do 1º grau
Vamos iniciar o estudo da função do 1º grau, lembrando o que é uma correspondência:
Correspondência: é qualquer conjunto de pares ordenados onde o primeiro elemento pertence ao primeiro conjunto dado e o segundo elemento pertence ao segundo conjunto dado.
Assim: Dado os conjuntos A={1,2,3} e B={1,2,3,4,5,6} consideremos a correspondência de A em B, de tal modo que cada elemento do conjunto A se associa no conjunto B com o seu sucessor. Assim ; ; . A correspondência por pares ordenados seria:

Assista aos vídeos:



Noções de função:
Considere os diagramas abaixo:

 
1
2
3
4
5
Condições de existência:
(1) Todos os elementos de x têm um correspondente em y.
(2) Cada elemento de x tem um e somente um correspondente em y.
Analisando os diagramas acima:
O diagrama 1 não satisfaz a condição (1); os diagramas 3, 4 e 5 não satisfazem a condição (2).
Logo, somente o diagrama 2 representa uma função.
Domínio, Contradomínio e Imagem
Observe o diagrama a seguir:
 

Chamemos esta função de f, logo o conjunto de pares ordenados serão:
f={(1,2),(2,3),(3,4)}
O conjunto X={1,2,3} denomina-se domínio da função f.
D(F)=X
O conjunto Y={1,2,3,4,5} denomina-se contradomínio da função f.
C(F)=Y
Dizemos que 2 é a imagem de 1 pela função f.
f(1)=2
Ainda, f(2)=3 e f(3)=4.
Logo o conjunto das imagens de f e dado por:
Im(f)={2,3,4}
Determinação de função:
Observe:
1) Associe cada elemento de X com o seu consecutivo:
 

2) Associe cada elemento de X com a sua capital.
 

3) Determine o conjunto imagem de cada função:
a) D(f) = {1,2,3}
    y = f(x) = x + 1
[Sol] f(1) = 1+1 = 2
        f(2) = 2+1 = 3
        f(3) =3+1 = 4
Logo: Im(f)={2,3,4}
b) D(f) = {1,3,5}
    y = f(x) = x²
[Sol] f(1) = 1² = 1
        f(3) = 3² = 9
        f(5) = 5² = 25
Logo: Im(f)={1,9,25}
Plano cartesiano
Consideremos dois eixos x e y perpendiculares em 0, os quais determinam o plano A.
Dado um plano P qualquer, pertencente ao plano A, conduzamos por ele duas retas:
x // x'  e  y // y'
Denominemos P1 a interseção de x com y' e P2 a interseção de y com x'
Nessas condições, definimos:
- Abscissa de P é um número real representado por P1
- Ordenada de P é um número real representado por P2
- A coordenada de P são números reais x' e y' , geralmente indicados na forma de par ordenado ( x' , y' )
- O eixo das abscissas é o eixo x
- O eixo das ordenadas é o eixo y
- A origem do sistema é o ponto 0
- Plano cartesiano é o plano A.


Depois desta revisão, vamos finalmente ver a Função do 1º grau!
Exemplo:
Numa loja, o salário fixo mensal de um vendedor é 500 reais. Além disso, ele recebe de comissão 50 reais por produto vendido.
a) Escreva uma equação que expresse o ganho mensal y desse vendedor, em função do número x de produto vendido.
[Sol] y=salário fixo + comissão
       y=500 + 50x
b) Quanto ele ganhará no final do mês se vendeu 4 produtos?
[Sol] y=500+50x , onde x=4
       y=500+50.4 = 500+200 = 700
c) Quantos produtos ele vendeu se no final do mês recebeu 1000 reais?
[Sol] y=500+50x , onde y=1000
       1000=500+50x  »  50x=1000-500  »  50x=500  »  x=10
A relação assim definida por uma equação do 1º grau é denominada função do 1º grau, sendo dada por:
 
y=f(x)=ax+b com , e

Gráfico da função do 1º grau:
 
O gráfico de uma função do 1º grau de R em R é uma reta.

Exemplo:
1) Construa o gráfico da função determinada por f(x)=x+1:
[Sol] Atribuindo valores reais para x, obtemos seus valores correspondentes para y.
 
x
y=f(x)=x+1
-2
-1
-1
 0
0
 1
1
 2
2
 3
O conjunto dos pares ordenados determinados é f={(-2,-1),(-1,0),(0,1),(1,2),(2,3)}

2) Construa o gráfico da função determinada por f(x)=-x+1.

[Sol] Atribuindo valores reais para x, obtemos seus valores correspondentes para y.
 
x
y=f(x)=-x+1
-2
 3
-1
 2
0
 1
1
 0
2
-1
O conjunto dos pares ordenados determinados é f={(-2,3),(-1,2),(0,1),(1,0),(2,-1)}

Gráficos crescente e decrescente respectivamente:
 
y = x+1 ( a> 0 ) ; onde a = 1
Função crescente

 y = -x+1 ( a<0 ); onde a=-1
Função decrescente

Raiz ou zero da função do 1º grau:
 
Para determinarmos a raiz ou zero de uma função do 1º grau, definida pela equação y=ax+b, como a é diferente de 0, basta obtermos o ponto de intersecção da equação com o eixo x, que terá como coordenada o par ordenado (x,0).

1) Considere a função dada pela equação y=x+1, determine a raiz desta função.
[Sol] Basta determinar o valor de x para termos y=0
x+1=0  »  x=-1
Dizemos que -1 é a raiz ou zero da função.
 

Note que o gráfico da função y=x+1, interceptará (cortará) o eixo x em -1, que é a raiz da função.
2) Determine a raiz da função y=-x+1 e esboce o gráfico.
[Sol] Fazendo y=0, temos:
         0 = -x+1  »  x = 1
Gráfico:

Note que o gráfico da função y=-x+1, interceptará (cortará) o eixo x em 1, que é a raiz da função.
Sinal de uma função de 1º grau:
Observe os gráficos:
 
a>0
a<0

Note que para x=-b/a, f(x)=0 (zero da função). Para x>-b/a, f(x) tem o mesmo sinal de a. Para x<-b/a, f(x) tem o sinal contrário ao de a.
Exemplos:
1) Determine o intervalo das seguintes funções para que f(x)>0 e f(x)<0.
a) y=f(x)=x+1
[Sol] x+1>0  »  x>-1
        Logo, f(x) será maior que 0 quando x>-1
       x+1<0  »  x<-1
       Logo, f(x) será menor que 0 quando x<-1
b) y=f(x)=-x+1
[Sol]* -x+1>0  »  -x>-1  »  x<1
Logo, f(x) será maior que 0 quando x<1
       -x+1<0  »  -x<-1  »  x>1
       Logo, f(x) será menor que 0 quando x>1

(*ao multiplicar por -1, inverte-se o sinal da desigualdade)


Acompanhe a seção de Exercícios:

Lista de Exercícios – Função do 1º Grau

1- A função inversa da função bijetora f:IR-{-4} e f­-1:IR-{2}, definida por clip_image002 é:
a) y -1 = (x + 4)/(2x +3)
b) y-1 = (x - 4)/(2x - 3)
c) y -1 = (4x + 3 )/(2 - x)
d) y -1 = (4x + 3 )/(x - 2)
e) y -1 = (4x + 3)/(x + 2)
2- Obtenha a lei da função do 1º grau sendo dado:
a) f(-1) = 2 e f(2) = -1.
b) f(-1) = 0 e f(3)=2
3-Faça o estudo do sinal das funções do 1º grau:
a) y = 3x – 2
b) y = –2x + 1
4- Uma escola de natação cobra de seus alunos uma matrícula de R$ 80,00, mais uma mensalidade de R$ 50,00. Nestas condições, pode-se afirmar que a função que representa os gastos de um aluno em relação aos meses de aula e o valor gasto por um aluno que nos seis primeiros meses de aula será:
a) f(x) = 80,00.x + 50,00 e R$ 530,00
b) f(x) = 50,00.x + 80,00 e R$ 380,00
c) f(x) = 80,00.x + 50,00 e R$ 380,00
d) f(x) = 50,00.x + 80,00 e R$ 530,00
e) f(x) = 50,00.x + 30,00 e R$ 380,00
5- Construa o gráfico das funções de 1º grau abaixo:
a) y = 2x-6 b) y = -2x-3 c) y = 3x+4
6- Sendo f(x) = -2x+6 e g(x) = 6x-2, determine f(g(x)) e g(f(x)).
7- (PRISE 98) Um marreteiro compra diariamente objetos por R$ 3,00 e os vende por R$ 5,00, gastando R$ 100,00 com transporte. Se x é a quantidade vendida e y o lucro diário do marreteiro, então:
a) Y = 100x b) Y = 5x -100 c) Y = 3x -100 d) Y = 2x -100
8- Para resolver problemas de computador, foram contatados os serviços de um técnico em computação. Em seus honorários, o técnico cobra R$ 20,00 a hora trabalhada, acrescida da taxa de visita de R$ 30,00. Sabe-se que, para resolver o problema, o técnico trabalhou x horas e recebeu a quantia R(x). Então:
a) R(x) = 30x + 20 b) R(x) = 20x + 30 c) R(x) = 10x
d) R(x) = 30x – 20
9- (UEPA) Um pequeno comerciante investiu R$ 300,00 na produção de bandeiras do seu time favorito, para venda em um estádio de futebol. Foram vendidas x bandeiras ao preço de R$ 8,00 cada uma. Então o lucro L(x) obtido na venda de x bandeiras é dado por:
a) L(x) = 300 - 8x b) L(x) = 8x + 300 c) L(x) = 8x - 300 d) L(x) = 8x e) L(x) = - 8x - 300
10- O custo total de produção de um determinado produto é representado pela função C(x) = x + 20, em que C é o custo ( em reais ) e x é o número de unidades produzidas. Determine:
a) O custo de fabricação de 10 unidades
b) Quantas unidades devem ser produzidas para que o custo seja de R$ 3.600,00
c) O gráfico que representa essa função.
11- Uma loja no centro de São Miguel aluga microcomputadores para usuários que desejam navegar pela internet. Para utilizar esse serviço, o usuário paga uma taxa de R$ 2,00 acrescida de R$ 3,00 por hora de utilização da maquina. O gráfico que melhor representa o preço desse serviço é:
clip_image004
12- Determine a lei da função do 1º grau cujo gráfico está representado abaixo:
clip_image005
13- Determine o domínio e a imagem da função representada no gráfico abaixo:
clip_image006

Questões:

01. (UNIFOR) A função f, do 1° grau, é definida por f(x) = 3x + k. O valor de k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é:

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

 
02.
(EDSON QUEIROZ - CE) O gráfico abaixo representa a função de ℝ em ℝ dada por f(x) = ax + b (a, b Îℝ). De acordo com o gráfico conclui-se que:

a) a < 0 e b >0
b) a < 0 e b < 0
c) a > 0 e b > 0
d) a > 0 e b < 0
e) a > o e b = 0


Resolva, em R, as inequações de 03 a 05

03. 2x - 10 < 4


04. -3x + 5 ³ 2


05. -(x - 2) ³ 2 - x


Resolva, em R, as inequações de 06 a 08

06.  x - 3 ³ 3 + x


07. -x + 1 £ x + 1


08. -x - 4 > -(4 -x)


09. (MACK) Em R, o produto das soluções da inequação 2x - 3 £ 3 é:

a) maior que 8
b) 6
c) 2
d) 1
e) 0


10.  (UNICAMP) Numa escola é adotado o seguinte critério: a nota da primeira prova é multiplicada por 1, a nota da segunda prova é multiplicada por 2 e anota da terceira prova é multiplicada por 3. Os resultados após somados, são divididos por 6. Se a média obtida por esse critério for maior ou igual a 6,5 o aluno é dispensado das atividades de recuperação. Suponha que um aluno tenha tirado 6,3 na primeira prova e 4,5 na segunda prova. Quanto precisará tirar na terceira prova para ser dispensado da recuperação?



Resolução:

01. E

02. A

03.
V = (x Î R| x < 7)

04. V = (x Î R| x  £ 1)

05.
V = R

06. V = f

07. V = R

08. V = R*

09. E

10. No mínimo 7,9

1) O domínio da função é
    (A)
    (B)
    (C)
    (D)
    (E)

2) Se , então é igual a:
    (A) 1
    (B) 2
    (C) 3
    (D) 4
    (E) 5

3) Se a função é tal que então é
    (A)
    (B)
    (C)
    (D)
    (E)

4) Na equação fizemos , então o valor de é
    (A)
    (B)
    (C)
    (D)
    (E)

5) (UFRGS) - A solução da equação é também solução da equação . Logo o valor de é
    (A)
    (B)
    (C)
    (D)
    (E)

6) Sejam e funções definidas em por e . O valor de é
    (A) -1
    (B) 1
    (C) 2
    (D) 3
    (E) 4

7) Considere a função , de domínio , definida por e . O valor de é
    (A) 0
    (B) 1
    (C) 2
    (D) 3
    (E) 4

GABARITO
01-D 04-C 07-C
02-D 05-A  
03-C 06-E  
RESOLUÇÃO


Referências:
http://www.google.com.br/search?q=exercicios+fun%C3%A7%C3%A3o+primeiro+grau&hl=pt-BR&biw=1352&bih=559&prmd=ivns&ei=mezcTYjMC4K3twej6-mgDw&start=20&sa=N

http://www.exatas.mat.br/funcao1.htm

http://www.somatematica.com.br/emedio/funcao1/funcao1_3.php

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.supletivounicanto.com.br%2Fdocs%2Fmatematica%2Ffuncao_1_grau.pdf&ei=k-vcTdhTyaO2B_DcubYP&usg=AFQjCNFhaZVVxR8rwhBPV3WNMWHgBJvE4g&sig2=OLhWbulhf6zYiewLdhAPmg

http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-matematica/funcao-polinomial-do-primeiro-grau

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/funcoes/funcoes-a.htm

http://jonasportal.blogspot.com/2010/05/lista-de-exercicios-funcao-do-1-grau.html

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071124105334AA8jk0e

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=9&ved=0CFcQFjAI&url=http%3A%2F%2Fwww.diaadiaeducacao.pr.gov.br%2Fportals%2Froteiropedagogico%2Frecursometod%2F7257_Atividades_utilizando_o_zgrpher.doc&ei=k-vcTdhTyaO2B_DcubYP&usg=AFQjCNEbqbGVB2uMB_GWIIkBHgk9nZYroQ&sig2=tF9X_qkoo5Lf4RKrY0BRCg

http://www.matematica.tv/estudo_matematica_online/funcoes/funcao_primeiro_grau/funcao_primeiro_grau_05_01.php

http://www.matematica.tv/estudo_matematica_online/funcoes/funcao_primeiro_grau/funcao_primeiro_grau_05_01.php


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