Dicionário Matemático

A

Ábaco - instrumento oriental usado para contar e como calculadora   
Abcissa - nome da coordenada no eixo dos xx num sistema catesiano bidimensional  
Absoluto (valor) - distância à origem da coordenada x. Também designado por módulo ( ver valor )
Acutângulo - triângulo com os três ângulos agudos
Adjacente (ângulo) - ângulos com um vértice e um lado comum. Os ângulos GED e DEF são adjacentes. Adjacente (lado) - é o lado que, num triângulo, "forma " o ângulo a que nos referimos.
Agudo - Um ângulo é agudo quando tem de amplitude menos de 90 graus ( entre 0 e 90 graus ) 
Aleatório (número) - número escolhido ao acaso
Alfa - primeira letra do alfabeto grego. Ver todo o
Algarismos (arábes)- ou dígitos- são os símbolos  (1,2,3,4,5,6,7,8,9,0 ) utilizados no mundo ocidental para representar os números 

Algoritmo - conjunto de procedimentos para atingir determinado resultado ou operação         
Altura - (1)  medida entre o início de um objecto e o seu término; (2) de uma figura: - distância, medida na vertical, entre a base e o seu último ponto.
Amostra - Conjunto escolhido para representar uma população (Estatística)
Amplitude (de um intervalo) - é diferença entre o extremo superior e o inferior do intervalo. Também chamada de diâmetro do intervalo.
Exemplo:        intervalo [-2, 6]                  
Anel (geometria) - porção de plano delimitada por duas circunferências com o mesmo centro    
Ângulo - Existem várias maneiras de apresentar um ângulo (ver fig.), contudo a definição mais corrente é a figura determinada por duas semi-rectas ( lados ) com a mesma origem ( vértice )
Apótema - segmento recta perpendicular ao lado de um polígono traçada a partir do centro do mesmo. 
Aproximação - valor obtido por arredondamento duma medida.
Arco - porção de circunferência limitada por dois pontos

arc cos - a função inversa do coseno. Se y= cos x, então x = arc cos y.  

arc cotg - a função inversa da cotangente. Se y = cotg x, então x = arc cotg y.  

arc sen -a função inversa do seno. Se  y = sen x, então x = arc sen y.  

arc tg - a função inversa da tangente . Se y = tg  x, então x = arc tg y.  

Área - A área é a grandeza da superfície quer ela seja  plana ou curvilíneas. Existem várias fórmulas para calcular as diferentes áreas
Aritmética -  parte da Matemática que estuda números e operações. 
Arredondamento - o processo mediante o qual se eliminam algarismos de menor significância a um número real. Procede-se da seguinte forma:
  • Algarismo menor que 5: Se o algarismo decimal seguinte for menor que 5, o anterior não se modifica. Exemplo: 11,354=11,35.
  • Algarismo maior que 5: Se o algarismo decimal seguinte for maior que 5, o anterior incrementa-se em uma unidade. Exemplo:  11,356= 11,36.
  • Algarismo igual a 5: Se o algarismo decimal seguinte for igual a 5, o anterior incrementa-se em uma unidade caso ele seja impar. Caso seja par basta conservar o algarismo.
Associativa (propriedade) - propriedade da adição e da multiplicação que permite juntar duas ou mais parcelas ou factores e adicionar ou multiplicar pelos restantes. Exemplos: na adição 3 + 9 + 6= 3+(9+6)= 3 + 15 ; na multiplicação 6 . 5 .7 = 6. (5. 7) = 6 . 35
Automorfismo - isomorfismo que transforma uma figura em sí mesma
Axioma - proposição aceite como verdade inicial não sendo demonstrável pela sua evidência.

B

Baricentro (centro de gravidade) - ponto de encontro das 3 medianas de um triângulo

Barras (gráfico de)  - Um tipo de gráfico onde os números são representados por rectângulos verticais ou horizontais  O comprimento mostra a grandeza representada, a sua largura não é importante e a maior parte das vezes é igual para todas  Ver sector.
Base -  Sistema de numeração que indica quantas unidades são necessárias para mudar a colocação de um algarismo. A mais comum é a base 10 onde cada algarismo é um múltiplo de 10 ( exemplo: 123= 1x 100+2x10+3 ) .   A base 2 (binária) e a  base 16 ( hexadecimal ) são bastante utilizadas na informática..
Exemplos:  base 10:123 = 1x 102+2x101+3x100             
       base 2 :1101= 1x23+1x22+0x21+1x20
Base (potências) - Nas potências denomina-se assim o número que se encontra na parte inferior e que indica o valor de cada factor.
Bijecção- relação onde a cada elemento corresponde um e um só elemento
Bilião - Número que representa um milhar de milhões 1 000 000 000  ou 109.
Binómio - polinómio constituído por 2 monómios. Exemplo : 4x3- 3  
Binómio discriminante (Δ )- é o radicando da fórmula resolvente da eq. do 2º grau . De facto o valor desse binómio serve para determinar a natureza das raízes da equação e o seu número
b2 - 4ac >0 2 raízes reais
b2 - 4ac = 0 1 raiz real
b2 - 4ac <0 2 raízes complexas
Biquadrada - Equação do tipo ax4+bx2+c=0
Bissectriz - semi recta que passa pelo vértice dum ângulo dividindo-o em dois ângulos iguais. 
De outra maneira: lugar geométrico dos pontos equidistantes dos lados do ângulo

C

Capacidade - quantidade de líquido que um recipiente pode conter             
Característica - parte inteira do logaritmo de um número. Exemplo : log 28 = 3, ... (ver  mantissa)

Casa decimal -num número com vírgula chaman-se casas decimais aos algarismos colocados à direita da mesma. A mais próxima chama-se décima, a seguinte centésima, etc. No número 3,2456 existem quatro casa decimais
Catenária - é a curva que descreve uma corrente (ou um cabo) quando suspensa pelos seus extremos . A sua equação é .  
Centímetro - A centésima parte do metro. Representa-se como cm.
Centroide - centro de massa de uma figura
Círculo - A superfície delimitada por uma circunferência.
Cilindro - sólido gerado pela rotação de um rectângulo em torno de um dos seus lados. Cilíndrica (superfície ) - superfície gerada por uma recta (geratriz) que se desloca paralelamente a si mesma e apoiada numa curva (directriz).
Circuncírculo - a circunferência que passa  pelos vértices de um polígono.
Circunferência - Curva obtida por todos os pontos equidistantes de um ponto dado (centro). A essa distância constante denominamos raio. O seu perímetro é dado por 2 r. onde r é o raio
Coeficiente - o factor constante de um monómio. Exemplo nos monómios 2x3 e  ay2,  2 e a são os coeficientes respectivos.
Coeficiente de correlação - um número entre -1 e 1 que mede a dispersão dos dados numa amostra bidimensional.
Combinações - subconjuntos formados por 2 ou mais elementos escolhidos entre os elementos de um conjunto dado, onde a ordem dos seus elementos não os distingue uns dos outros.  Por exemplo  representa as combinações de 10 elementos 3 a 3.
Combinatória - ramo da matemática que analisa diferentes formas de agrupar os elementos de um conjunto e calcular o número desses agrupamentos . 
Complementar (conjunto) - o complementar do conjunto A no universo U será o conjunto que resulta da exclusão em U de todos os elementos de A.
Complementar (ângulos) - ângulos cuja soma é igual a 90º
Complexos ( números ) - são números da forma a + bi onde a é a parte real e b o coeficiente da parte imaginária definindo-se   i = -1
Comprimento - (1) distância entre dois pontos;  (2) Uma das medidas de um rectângulo.
Comutativa (propriedade) - Indica que a ordem em que aparecem os números em nada influi no resultado. Na adição: 3+2 é o mesmo que  2+3. Na multiplicação: 4 x 3 é o mesmo que 3 x 4. A subtracção e a divisão não são comutativas 

Concavo - Diz-se que um poligono é concavo quando o segmento definido por dois pontos interiores nem sempre está todo na superfície definida pelo poligono
Cone - Um sólido obtido pela rotação de um triângulo rectângulo em torno dum dos catetos. O seu volume é dado por 1/3  r2 h onde r é o raio da base e h a altura do cone.
Cónica (superfície) - superfície gerada por uma recta (geratriz ) que se desloca apoiada numa curva (directriz) mantendo um ponto fixo (vértice)
Conjugado - na adição a+b chama-se conjugado a adição a-b. Num complexo a+bi o seu conjugado será a - bi
Constante - Um valor que não muda . Na fórmula v= 4 t + 2.  4 e 2 são constantes v e t são variáveis. Nas fórmulas, e não só, as constantes também podem ser representadas por letras.
Contradomínio (função) - é o conjunto de imagens dadas pela função ou seja o conjunto dos valores da variável dependente. Representa-se por CD ou Df' .   ( ver domínio
Convexo- Diz-se do poligono onde quaisque segmento definido por dois ponto interiores não ultrapassa o interior do mesmo  

Coordenadas (cartesianas) No plano - par ordenado de números associados a um ponto : abcissa ( no eixo dos xx) e a ordenada (no eixo dos yy) num sistema de eixos cartesiano. Um ponto no 1º ou 2º quadrante tem ordenada positiva. No 1º e 4º quadrantes a abcissa é positiva.
No espaço - tempo ordenado de números associados a um ponto: abcissa e ordenada como no plano e a terceira dimensão a altura (medida no eixo dos zz)
Corda - Um segmento que une dois pontos duma circunferência ( ver diâmetro ).
Corolário - Consequência imediata de um teorema.
Coseno(cos) - num triângulo rectângulo o coseno de um ângulo agudo é o quociente entre o cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa.  Como exemplo cos 0º=1; cos90º=0 (ver graf. função cos)
Cubo  - Sólido que possui 6 faces que são quadrados. Tem ainda 12 arestas e 8 vértices. É um dos   5 sólidos platónicos


D

Decágono - polígono com 12 lados
Decâmetro - 10 metros. Representa-se por dam.
Decimal (sistema) - Sistema numérico que utiliza a base 10  (ver  base 10).
Decrescente (função) - uma função tal que para quaisquer valores a > b do seu domínio tem-se  f(a) < f(b).
Derivada - dada uma função f(x) designa-se a sua derivada por           esta expressão permite medir a variação instantânea da função. Graficamente trata-se de calcular o declive a da recta tangente à curva (ver ao lado)                  
Denominador - a parte inferior duma fracção e que representa o número de partes em que foi dividida a unidade. Exemplos: na fracção 1/4  4 é o denominador, em 5/6  6 é o denominador.
Desigualdade - expressão que mostra que um número ( ou uma expressão) não é igual a outro 
a < b  traduz que a é menor que b. exemplo 5 < 9
a > b traduz que a é maior que b exemplo 11 > 4
usam-se ainda os símbolos: (menor ou igual) (maior ou igual) (diferente).
Diagonal - é o segmento de recta que une dois vértices não consecutivos de um polígono. O número de diagonais dum polígono é dado por (n2-3n)/2, onde n é o número de lados.
Diagrama em árvore - Um diagrama que mostra todas os possíveis resultados de um acontecimento (bastante usado em programação) (6 resultados)
Diâmetro - Segmento de recta que une dois pontos de uma circunferência e que passa pelo centro c. è a maior corda que se pode traçar numa circunferência. Num intervalo chama-se diâmetro à amplitude.
Diedro (ângulo) - cada uma das regiões determinadas por dois planos que se intersectam . Na geometria de Monge as representações fazem-se através de diedros ortogonais.        
Dígito - São os símbolos usados num sistema numérico.   No sistema de base 10  usamos os dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
Dimensão - Existem três dimensões: altura. largura e comprimento. Uma rectas tem uma dimensão, um rectângulo tem duas, um sólido tem três
Discriminante ( binómio) - assim se designa a expressão  b2 - 4ac que aparece na fórmula resolvente das equações do 2º grau. O seu nome advém do facto de dele se poder "tirar" o tipo de raízes dessa equação. 
Disjuntos - dois conjuntos são disjuntos se não têm qualquer elemento comum
Distância (entre dois pontos) - grandeza do segmento de recta que une os dois pontos. No plano:

No espaço:

Fórmula : sejam os pontos P(x1, y1) e Q(x2, y2),       então    dPQ = Ö (x2-x1)2 + (y2-y1)2.
Distributiva - propriedade da multiplicação e da divisão expressa por a(b ± c) = ab ± ac
Divisor - Um número capaz de dividir exactamente outro 16 ÷ 2 = 8 (resto 0 ), logo 2 é divisor de 16.
Divisores primos - Diz-se dos divisores de um número que são números primos tais como:   1, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19 23, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67....
Dízima periódica - parte decimal de um número que se repete indefinidamente. Exemplo: 2,345345345345....
Dodecaedro - Sólido com doze faces planas (pentágonos regulares)
Domínio (duma função) - os valores para os quais tem significado a função. De outra forma : o conjunto de valores tomados pela variável independente.  Representa-se por Df .                      

E

Eixos - (1) Uma recta fixa tal que a distância pode ser medida sobre ela. Quando se traça as coordenadas ou gráfico em 2 dimensões usamos dois eixos eixo-yy normalmente vertical e o  eixo -xx habitualmente horizontal;  (2) . Quando no espaço existe mais um eixo perpendicular ao plano dos outros dois o eixo - zz
Elipse - Curva plana em que para todos os pontos a soma das distâncias de qualquer ponto a dois pontos chamados  focos se mantêm constante. Podemos traçá-la pelo método jardineiro ( ver figura ).É uma das secções cónicas
Equação - Igualdade entre duas expressões que só é verdadeira para certos valores atribuídos as variáveis. 
Exemplos : 5t + 7q = 23 ou -4x+3= 2.
Equilátero - Diz-se do triângulo que têm os 3 lados iguais
Equivalente - duas fracções dizem-se equivalentes quando representam a mesma quantidade. Para obter uma fracção equivalente a outra basta multiplicar ou dividir numerador e denominador pela mesma quantidade
Escala - A razão que compara , num mapa, a distância no mapa com a distância real
Exemplo:
      A escala apresentada é de 1 : 100 isto é 1 cm = 100 cm= 1m.
Escalar (grandeza) - aquela que não necessita de outra informação que não seja o seu valor . Exemplos : 5 kg, 12 cm.
Escalar (produto) - entre dois vectores é obtido multiplicando os módulos dos 2 vectores pelo coseno do ângulo por eles formado.
Escaleno - Um triângulo com os 3 lados diferentes              
Esfera - um sólido circular tal como uma bola ou um globo             .
Estimar ou estimativa - é calcular o valor duma grandeza por aproximação 
Estrelado ( poliedro ) - é um poliedro onde em cada face existe uma pirâmide.
Euler ( fórmula ) - num poliedro verifica-se que : F + V = A + 2 . Exemplo : no cubo existem 6 faces e 8 vértices logo o nº de arestas será 12
Euler (número e) -número irracional ,valor da base dos logaritmos naturais. O seu valor é calculado por   
Excentricidade - razão usada em algumas definições de uma cónica
Exponencial (equação) - uma equação onde a incógnita figura como expoente. Exemplo : y = 3x.
Expressão numérica - "frase" matemática constituída exclusivamente por números e símbolos de operações. Exemplos :
62 + 20                            40 ÷ 7                             32 x 26

F

Faces - cada uma das superfícies planas que delimitam um sólido.
Factor (multiplicação) - qualquer das quantidades que aparecem na multiplicação. Em 3 x 4 x 2 teremos 3, 4, e 2 como factores.
Factor - Um dos números que divide o número dado, não incluindo o 1 . Os factores de 18 são 2, 3, 6, 9 e 18. (Veja primos , Máximo divisor comum  e menor múltiplo comum).
Factorial ( ! ) - de um número é o produto de todos os inteiros menores ou iguais que esse número. exemplo: 6! = 6 x5x4x3x2
Fermat (números) - números da forma  2^{2^n}+1.
Fibonacci (sucessão)- Uma sucessão infinita onde cada termo é obtido pela adição dos dois anteriores. Na natureza ela aparece com frequência, por exemplo na distribuição das "pétalas" duma pinha. Exemplo: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, ...
Foco(s) - ponto fixo ou pontos fixos usado(s) para definir uma cónica
Fórmula - Expressão simbólica que relaciona 2 ou mais variáveis ( mediante a substituição da(s) variáveis pode resolver um problema). Exemplo
       
Fracção - uma grandeza que exprime um quociente entre dois números : o superior chamado numerador e o inferior chamado denominador. O denominador define o número de partes em que foi dividido o objecto e o numerador o número das partes que se pretendem representar.   
Fracção equivalente - Duas fracções dizem-se equivalentes quando representam a mesma quantidade. Obtêm-se fracções equivalentes multiplicando ou dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número. 12/30 é equivalente a 24/60 e também a 2/5 ( multiplicando por 2 e dividindo por 6 respectivamente )
Fraccional (equação) - uma equação onde a variável independente figura em denominador
Frequência - O número de vezes que num espaço de tempo se verifica determinado acontecimento.
Frequência relativa - é a percentagem de um acontecimento no somatório de todos os acontecimentos de uma amostra.
Função - é uma correspondência unívoca ente dois conjuntos em que a cada elemento do primeiro se faz corresponde um e um só elemento do segundo. Na fig. ao lado encontra-se uma representação resumida da função y = x2, O domínio da função dada é R e o seu contradomínio R+.          
Gráficos de algumas funções:   
Função circular - funções periódicas referenciadas no círculo unitário: Exemplos: seno, coseno, tangente, etc.

G

Geometria - A área da Matemática cujos objectos são os sólidos, as superfícies, as linhas, os pontos e os ângulos e as suas relações...
Grado - unidade de medida de arco ou de ângulo que corresponde a 1/400 de uma crcunferência.
Gradiente  - O mesmo que declive, uma medida de rampeamento. Mede-se como um ângulo ou como uma razão. No caso duma recta obtém-se  m=y/x onde y é a "subida" e x o "caminho" percorrido na horizontal.
Gráfico de frequências - veja  barras.
Gráfico - Forma de apresentação de dados numéricos para uma mais fácil leitura e compreensão . Pode apresentar-se na forma de barras, poligonal, sectores e pictogramas . (ver gráfico de funções)
Grama (g) - Medida de massa. 1000 gramas = 1 quilograma
Grau (1) - unidade de medida de ângulos. Uma circunferência mede 360º. Cada grau tem 60 minutos  ;(2)-  Unidade de medida de temperatura; (3) de uma equação - o maior expoente que afecta a sua incógnita

H


Heptágono - polígono de sete lados.
Hexágono - polígono de 6 lados.
Hipérbole - cónica em que é constante a diferença entre as distâncias a dois pontos fixos situados no eixo (focos)            
Hipotenusa - o maior lado de um triângulo.`É o lado que se opõe ao ângulo recto de um triângulo e está relacionado com os catetos pelo Teorema de Pitágoras.     
Histograma - similar ao diagrama de frequências,  mas onde a área e não a altura das barras mostram as frequências.

I

Icosaedro- poliedro com 20 faces
Identidade - forma de mostrar que duas expressões tem o mesmo valor
Impar - diz-se do número inteiro que não é divisível por 2  ou o que não tem 2 como factor.
Índice - o valor que figura numa raiz de um número indicando o expoente a que terá de ser elevado o resultado para obter esse número.
Inequação - desigualdade verificada para determinado(s) valor(es) atribuídos à variável
Infinito ( ) - sinal convencional para indicar que determinada quantidade é incomensurável . Exemplos : a sucessão dos números naturais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 .... é infinita ; a divisão de zero por qualquer número significativo representa-se pelo infinito. Pode estar afectado por sinais , .
Inteiro - números que não tem parte decimal. Ver diagrama.
Interpolação - método para encontrar valores de uma sucessão entre dois valores consecutivos conhecidos.
Intersecção ( ) (conjuntos )- é o conjunto que contém  os elementos comuns a todos os conjuntos.
Intervalo - representação dum conjunto de valores ou a diferença entre o maior e menor valor. No conjunto dos reais podemos apresentar intervalos fechados A=[2, 6] ou intervalos abertos B= ]1, 4[ ou até abertos à direita C=]-1, 4] ou à esquerda D=[-5, -8[
Inverso ( ou recíproco)- fracção onde se troca ente si o numerador e o denominador . Exemplos: inverso de 3/4  será  4/3; o inverso de 5 será 1/5.  
Irracional (número) - todo o número que não pode ser expresso por uma fracção. De outra maneira : um numero a que corresponde um dízima infinita não periódica. Os mais conhecidos são o pi e o e. (ver  fracção) Exemplo:

Isósceles - triângulo com dois lados iguais. Claro que terá também 2 ângulos iguais.    

J


K


L

Latitude - (medida em graus ) num conjunto de linhas paralelas imaginárias desenhadas em torno da terra passando pelos pólos norte e sul. (ver longitude)
Linear ( Equação)  - é uma equação da forma ax + b = 0, onde  ab são números. Pode-se exprimir uma relação linear com a expressão y = ax + b que representa num sistema cartesiano uma recta.
Linear ( gráfico ) - ver poligonal (gráfico).
Litro (l) - medida de capacidade ou volume. 1 litro = 100 cm3 ou 1000 mililitros.
Logarítmica (função) - a função inversa de uma função exponencial. Assim se tivermos y = ax a função logarítmica será: x= loga y , onde a é a denominada  base.  Logaritmo( de um número ) - logaritmo de N na base a ( loga N) é um número x tal que ax = N. A base pode ser qualquer número embora as mais utilizadas são a base 10 ( logaritmo decimal) ou a base e ( logaritmo natural). Os logaritmos tem por função principal o abaixamento das operações, assim por aplicação deste conceito podemos transformar multip. em adição, potências em  x, divisões em subt. e radicais em divisões. Regras: logb(x*y) = logb(x) + logb(y) ;logb(x/y) = logb(x) - logb(y); logb(x n) = n logb(x)              
Exemplos: log 3 81 = 4 pois  34 = 81 ; log 100 (leia-se de base 10) = 2 <-> 102=100; logb(1) = 0 ; logb(b) = 1 ;
Longitude - medida ( em graus) numa série de linhas imaginárias (meridianos) com centro no pólo norte ou pólo sul (perpendiculares ao eixo da terra) na superfície da terra. O meridiano 0 é aquele que atravessa  Greenwich ( Londres). Lisboa tem  latitude 38° 43' N e longitude  9° 8' W . (ver latitude)
Lugar geométrico - um conjunto de pontos que obedecem a uma condição. Por exemplo o conjunto dos pontos equidistantes de uma recta dada serão duas rectas paralelas à primeira situadas a essa distância. Outro exemplo: os pontos equidistantes 4 cm de um ponto fixo P é  uma circunferência com centro em P e de raio 4.

M

Mantissa- parte decimal do logaritmo de um número. Exemplo : log 123 =2,089905 logo a mantissa será 089905 
Matemática - ciência que tem por objecto de estudo as relações entre os números, as formas, as grandezas e as operações. Na concepção platónica confundia-se com a filosofia    
Máximo divisor comum (Mdc) - É o maior dos  factores comuns a dois ou mais números dados. Por exemplo: 20 tem como factores 2, 4, 5,10 e 20; os factores de  50 são 2, 5, 10, 25 e 50 então o Mdc (20, 50) é 10 Calcula-se decompondo os número em factores primos  e fazendo o produto dos factores comuns elevados ao menor expoente
Máximo local ( função ) - a € Dserá um máximo local de f(x) se antes de a função for crescente e depois de a decrescente. ( ver mínimo local )
Média aritmética - A média aritmética entre várias grandezas é obtida dividindo a soma dessas grandezas pelo seu número. Exemplo : a média aritmética entre 4, 5, 6, 7 será (4+5+6+7)/4 =5,5.
Média geométrica - pode-se calcular pela fórmulaonde x1,....x são os números e N o número deles.
Mediana ( Estatística ) - numa amostra, disposta por ordem crescente dos seus elementos, é o número do meio. No caso dessa amostra ter um número par de elementos a mediana será a media dos 2 centrais. Exemplo: a mediana da amostra : 1, 3, 4, 6, 7, 11, 23 é 6.
Mediana ( triângulos ) - segmento de recta que une um vértice ao meio do lado oposto.
Mediana ( trapézio ) - segmento de recta que une os pontos médios dos lados não paralelos,
Menor múltiplo comum (mmc) - o menor número divisível pelos números dados. Forma-se multiplicando os  factores comuns e não comuns elevados ao maior expoente. Exemplos: o mmc(10, 15) é 30, entre 9 e 18 é 18.
Metro (m) - unidade principal de comprimento. 1m = 100 cm = 1000mm.
Mínimo local ( função) - b € Df   se antes de b   f(x) for decrescente e depois de b f(x) é crescente  (ver máximo local ).
Minuto ( min ) - (1) unidade de tempo correspondente à sexagésima parte da hora (2) unidade angular 60 minutos = 1 grau.
Misto (número) - número constituído por uma parte inteira e uma parte fraccionária. 
Moda - como o próprio nome o indica é, numa amostra, o valor mais popular, isto é aquele que tem maior frequência. A moda em  2, 3, 4, 2, 2, 3, 4, 3, 6, 5, 7, 2  é 2 pois aparece mais vezes (4 vezes).
Monómio - expressão de um produto de vários factores alguns dos quais podem ser representados por letras.
Múltiplos - os números que se obtém multiplicando o número pelos diversos naturais (1, 2, 3, 4 ...). Exemplo; os múltiplos de 3 são 3, 6, 9, 12, 15 etc... os múltiplos de  7 são 7, 14, 21, 28, 35 etc...
Multiplicação - operação que resume a adição de parcelas iguais. Exemplo : 3+3+3+3+3 = 5 x 3 (ou 3 x 5 ?) .  

N


Natural - os números que servem para contar  objectos (1, 2, 3, 4, ...)
Negativos  - Todos números menores que zero.

Neutro (elemento) - Numa operação é o elemento que não tem influência no resultado final. O elemento neutro na adição é o zero na multiplicação e divisão é o 1.  Exemplos : 5 0 =5 ; 7 x 1 =7.  Nas operações lógicas : A U = A ; A Ø = A.
Normal - recta perpendicular a outra recta.  Portanto formando com ela dois  ângulos rectos.
Notação (científica) - forma de apresentação de números ou muito pequenos ou muito grandes. Consiste em apresentar esses número como um produto de um número compreendido entre 1 e 10 por uma potência de base 10. Exemplos:  47,300 = 4.73 x 104  ; 0.000000021 = 2.1 x 10-8.
Notáveis (casos) - formas abreviadas de indicar algumas operações muito usadas. Exemplos:  quadrado da soma: (a+b) 2 = a2 + 2ab + b2   ;   diferença de quadrados: a2 - b2 = (a+b)(a-b)  ;  soma ou diferença de cubosa3 (+-) b3 = (a (+-) b)(a2 (-+) ab + b2) .
Numerador - o número superior de uma fracção. Em 1/4  o numerador é 1, em 5/6  o numerador é 5. 
Número de ouro -O número de ouro não é mais do que um valor numérico cujo valor aproximado é 1,618. Este número irracional  ( 1+5)/2é considerado por muitos o símbolo da harmonia. É normalmente representado pela letra grega Ф.
Números triangulares - São os números que podem ser arranjados na forma triangular usando quaisquer objectos . Exemplo : 1, 3, 6, 10. 21, 28 ...

O


Obliqua - recta que faz com a horizontal ou com outra recta um ângulo do intervalo [0. 180º] mas diferente de 90º
Obtuso - Um ângulo que mede mais de  90 graus mas menos de 180 graus.  
Octógono - polígono de oito lados
Octaedro - sólido com oito faces. Um octaedro regular tem oito faces todas triângulos equiláteros.
Octante - cada uma das 8 porções de espaço determinadas pelos 3 planos coordenados
Ordinal - palavra que indica a ordem de colocação num conjunto de um dos seus objectos ( 1º, 2º,  3º, ...)      ou  ( primeiro, segundo, terceiro...)
Ortocentro- ponto notável de um triângulo definido pela intersecção das três alturas do mesmo


Ouro (rectângulo  de) - t rata-se de um  rectângulo   construído por forma que o quociente entre os lados seja igual ao número de ouro 


 P
Par (número) - todo o número inteiro que é divisível por 2.
Par ordenado -um conjunto de dois números usados para localizar um ponto no plano,.. O primeiro número indica a distância à origem  no eixo dos xx (abcissa) e o segundo a distância à origem segundo o eixo dos yy.(ordenada)
Parábola -  curva em que todos os pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma recta chamada directriz.  Obtém-se intersectando uma superfície. cónica por um plano paralelo a uma geratriz.
Paralelas - (1) linhas que guardam entre si sempre a mesma distância uma da outra; (2) rectas que tem o mesmo declive.
Paralelogramo - um  quadrilátero com os lados opostos iguais.
Pascal (triângulo) - uma forma de dispor números ( na forma de triângulo) em que o elemento inicial e o final de cada linha são 1, e os outros elementos obtém-se somando o elemento que o precede e o que lhe sucede na linha anterior
Pentágono - figura plana e fechada limitada por 5 lados.
Pentagrama - uma estrela feita pela união dos pontos de um pentágono regular.
Percentagem (%) - uma forma de apresentar a razão entre duas grandezas mas por forma que o denominador seja 100. Exemplos: a razão entre 5 e 20 será 1/4  logo em termos de percentagem será 25/100 ou seja 25%. Inversamente:  a percentagem 4 % equivale a 4/100 ou ainda 1/25. Para além de outros usos aparece sempre no cálculo de juros e de interesses bancários. Na Estatística usa-se nas frequências relativas.
Perímetro - distância medida à volta do exterior de uma figura. No caso dos polígonos é a soma de todos os seus lados.
Periódicas (funções) - funções cujos valores se repetem em cada intervalo (período). Por exemplo as funções trigonométricas)            
Permutações - dispor um conjunto de elementos de todas as formas possíveis de tal modo que só a ordem desses elementos seja uma forma de distinção. Exemplo: permutações da palavra uso: uso, uos. osu, ous, suo, sou. Se o conjunto é composto por  n elementos, as permutações obtidas são n! ( factorial )
Pi () - valor constante (irracional) usado no cálculo do perímetro, da área  e do volume de figuras e sólidos relacionados com a circunferência.       
Pirâmide - sólido em que todas as faces laterais são triângulos                  
Plano - superfície onde existem duas e só duas dimensões. Pode ser definido por:- 3 pontos não colineares -uma recta e ponto exterior a ela - por duas rectas não sobrepostas.
Poliedro - figura sólida, limitada por polígonos que possui pelo menos quatro faces.
Poligonal - forma de apresentação de dados onde cada elemento ou classe é ligado ao seguinte por um segmento de recta. Ou onde  as barras são substituídas por segmentos de recta.
Polígono - figura delimitada por segmentos de recta. Pode ser regular (quando todos os seus lados e ângulos são iguais) e irregular ver. hexágono, octógono etc..
Polígono côncavo -quando unindo qualquer dos seus dois pontos, por um segmento, este não passa pelo exterior do polígono. Algum dos seu ângulos internos é superior a 180º.
Ponto decimal - o ponto que separa a parte inteira da parte decimal de um número.
Ponto médio - é o ponto equidistante dos pontos extremos de um segmento. As suas coordenadas são {(x1+x2)/2, (y1+y2)/2} onde (x1, y1) são as coordenadas de um extremo e (x2, y2) as do outro
Positivos (números) - todos os números maiores que zero
Potência - forma abreviada de escrita dum produto de factores iguais. Exemplo: 5 x5 x5 x5 = 54
Primo ( número) - todo o número que só admite com  factores o 1 e ele próprio exemplos: 17, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, ...
Prisma - sólido que tem 2  bases (polígonos) e cujas arestas laterais são paralelas.           
Probabilidade - O ramo da Matemática que estuda as possibilidades de se concretizar um dado acontecimento.
Probabilidade  ( de um acontecimento )- é quociente entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Exemplo: numa tiragem de um dado a probabilidade de sair um terno será :1/6.
Produto - resultado da multiplicação de um número por outro  5 x 6 = 30 cinco será o multiplicando, 6 o multiplicador e 30 o produto.
Progressão 1-aritmética-é uma sucessão onde é constante a diferença entre um termo e o termo seguinte; a essa diferença chama-se razão. Nestas progressões verifica-se. an = a1 + (n - 1)r.             
                    2-geométrica- sucessão onde é constante o quociente entre um termo e o termo seguinte. Verifica-se que : an= a1. r(n-1)
Projecção -  representação de uma figura num ou mais planos .

Q

Quadrado - caso especial dum rectângulo em que os lados são todos iguais.
Quadrado (potências) - Na linguagem das potências utiliza-se significando uma potência de expoente dois.
Quadrado perfeito - são os números que tem uma raiz quadrada inteira.
Quadrante - 4 regiões do plano definidas pelos dois eixos coordenados e numeradas como a fig. ao lado               
Quadrilátero - polígono com quatro lados.
Quociente - o resultado de uma divisão. Quando se escreve 12 : 3 = 4  12 é o dividendo, 3 o divisor e 4 o quociente

R


Racional (número) - todo o número que pode ser expresso por uma  fracção ou por um inteiro.
Racionalizar (uma fracção) - obter uma fracção equivalente à dada, onde o denominador seja um número racional. Exemplo :
Radiano - unidade de medida  de ângulos. Uma circunferência tem 2 radianos.
Raio - segmento que une um ponto da  circunferência ao centro da mesma. O mesmo quando no círculo ou na esfera.
Raiz quadrada - a raiz quadrada de um número N é um número a tal que a x a = N. De uma maneira geométrica podemos dizer que a raiz quadrada de N é o lado quadrado cuja área é N.       A raiz quadrada de 16 é 4 pois 4 x  4=16   
Razão (:) - Comparação de dois números ou duas quantidades obtida pelo quociente entre elas. A razão entre 6 e 3 é igual a 2 a razão entre 3 e 6 é igual 0.5
Real (número) - todos os números que podem ser marcados numa recta, a recta real. Compreende os inteiros , os fraccionários (conjunto dos racionais) e ainda os irracionais .
Recíproco ( de um número) -dois números são recíprocos se o seu produto é igual a 1. Também chamado inverso.
Recta - conceito primitivo logo indefinível ; visualizado pela intersecção de dois planos
Recta real - recta onde estão representados os números  reais (inteiros, fraccionários e irracionais).  Nela todos os pontos representativos encontram-se a distâncias proporcionais à grandeza dos números
.
Rectângulo - um quadrilátero que tem os lados iguais dois a dois e os seus ângulos internos são todos rectos. Um caso especial será o do  quadrado.
Redução ( sistemas ) - método de resolução de um sistema que consiste em obter para uma das incógnitas coeficientes com o mesmo valor. Assim ao somar algebricamente 2 a 2 essas equações faz-se desaparecer essa incógnita.
Regressão (recta ) - recta de um melhor ajuste para uma aproximação do total de todos os pontos obtidos num amostra bidimensional. Esta recta pode ser utilizada para fazer predições sobre o comportamento das variáveis em causa. O declive desta recta mede-nos o relacionamento entre essas variáveis. No exemplo da figura estuda-se a correlação na precipitação
Reunião  ( de conjuntos ) - operação sobre conjuntos de que resulta um conjunto que possui  os elementos deles todos.
Romanos - Tipo de algarismos usado pelos romanos com a utilização de letras. Ainda hoje bastante utilizados por exemplo para designar os séculos. Neste sistema um algarismo de  menor valor colocado à esquerda subtrai ao maior: 9 é representado por 10-1 (IX), 90 por 100-10 (XC) . Se o algarismo menor está à direita do maior soma-se : 11= 10+1 (XI)..

Árabes Romanos  Árabes Romanos   exemplos
1 I 5 V 123 = CXXIII
10 X 50 L  93 = XCIII
100 C 500 D 1999 = MCMXCIX
1000 M

2000 = MM
Rotação - transformação que consiste fazer com que a figura rode em torno de um ponto ou de uma recta mantendo as todas as suas dimensões.

S

Secções cónicas ( cónicas ) - curvas que se obtém intersectando uma superfície cónica por um plano. Conforme a posição do plano assim se obtém: ponto, circunferência, elipse, parábolas, hipérbole.
Sector círcular - (1) forma de apresentação de gráficos muito utilizada na Estatística onde o círculo (360º) representa 100%, metade representará.50% (2) porção de círculo delimitada por dois raios e é medido pelo ângulo formado pelos raios.                                                     
Segundo (s) - (1) unidade de tempo traduzida por segundos = 1 minuto (2) unidade de ângulos.
Semelhante - Quando duas figuras tem exactamente a mesma forma diferindo somente na sua grandeza. A razão entre qualquer das suas dimensões, lineares. chama-se razão de semelhança
Semicírculo - metade de um círculo, ou seja uma das partes do círculo delimitadas pelo diâmetro.
Seno (sen) - num triângulo rectângulo o sen A (ângulo agudo) é quociente entre o cateto oposto a esse ângulo e a hipotenusa.  (ver graf. função seno)       
Sexagesimal - unidade que utiliza a base 60. Como no caso da medida de ângulos onde um grau tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos.
Simetria - transformação geométrica que quando aplicada a uma figura dá como imagem outra figura com as mesmas dimensões mas reflectida como que vista por um espelho. A simetria pode ser feita em relação a um ponto ou ainda a uma recta.                         
Sistema (equações) - conjunto de equações com as mesmas variáveis e que admitem as mesmas raízes.  Ao lado aparece a resolução gráfica de um sistema de 2 equações com duas incógnitas. A solução é o ponto de encontro das duas rectas.
Sólido - Corpo de 3 dimensões normalmente limitado por polígonos.
Somatório - forma sintética de indicar uma adição de parcelas diferentes. O símbolo usado é um sigma maiúsculo.  Exemplo:      com esta nomenclatura está-se a escrever a soma de potências de 2 cujos expoentes vão de 1 a 5, ou  seja 2+4+8+16+32 
Subconjunto - diz-se que A é um subconjunto de B se todos os elementos de A pertencem a B.
Substituição - método de resolução de um sistema de equações que consiste em determinar numa delas o valor de uma incógnita e substituir nas restantes equações essa incógnita pelo valor encontrado. (ver redução).
Subtracção - operação que permite calcular a diferença entre dois números. Em  6 -7 ,  6 é o aditivo 7 é o subtractivo. Esta operação "obrigou" o aparecimento dos números negativos pois só assim haveria resposta quando o aditivo fosse menor que subtractivo.
Sucessão - Conjunto de objectos apresentados segundo uma certa sequência; exemplo: qual o número seguinte das sucessões: 1, 2, 3, 4....  e  7, 14, 21, 28, 35 ....são respectivamente 5 e 42.
Suplementares ( ângulo ) - dois ângulos dizem-se suplementares quando a sua soma é de 180º. ABG e GBC são suplementares

T

Tangente (trigonom.)é o quociente entre o cateto oposto ao ângulo e o cateto adjacente. Na figura tg A= BC/AC. Verifica-se que tg A= senA/cosA
Tangente (geométrica) - recta que possui com uma curva um só ponto comum
Teorema - afirmação cuja verdade precisa de ser demonstrada
Tonelada (t) - medida de massa em que  1 tonelada = 1000 quilogramas. 
Translação - movimentar uma figura por forma que todos os seus pontos se desloquem na mesma direcção e sentido mantendo as distâncias entre eles. Transformação geométrica que respeita as características já apontadas.
Transitiva ( propriedade) - nas igualdades: se  a=b  e  b=c, então  a=c;
 nas desigualdade: se  a>bb>c, então a>c; ou se a<b e b<c, então  a<c.
Trinómio - polinómio com 3 termos ou monómios.
Triângulo -  polígono de 3 lados. Podem-se classificar quanto aos lados em equilátero (3 lados iguais)  isósceles (2 lados iguais) e escaleno (todos os lados diferentes).  Quanto aos ângulos classificam-se em obtusângulo (1 ângulo obtuso), rectângulo ( 1 recto) e acutângulo (3 ângulos agudos).
Trigonometria - ramo da matemática que estuda no triângulo as relações entre as medidas dos lados e amplitude dos ângulos.

U

Unidade - a grandeza que serve de referência na medida. No caso da numeração o 1 é a unidade usada.
Unívoca - correspondência que faz com que a um objecto corresponda uma e uma só imagem

V

Valor absoluto - para um número real ver absoluto. Valor absoluto de um complexo a+bi é a raiz quadrada de a2+b2
Variável - a grandeza que pode ser mudada, ou melhor cujo valor pode assumir diferentes grandezas. As letras mais usadas neste caso são as últimas letras do alfabeto: x, y e z , mas como mero hábito já que a variável pode ser representada por qualquer símbolo. Exemplo: na equação f + 5 = 12,    f é a variável ou incógnita, cujo valor determinado será 7.
Vector - segmento de recta orientado, usado para a representação de forças, acelerações etc. Nessa representação aparece a grandeza (expressa pelo compr.do segmento) a direcção (dada pela recta) e o sentido (dado pela seta)   
Vectorial (grandeza) - grandeza que para além do seu valor numérico necessita, para ficar bem definida, duma direcção e dum sentido
Velocidade - distância percorrida na unidade de tempo. Num mov. uniforme pode-se calcular pela fórmula v=e/t:
Venn - forma gráfica de representar conjuntos. Na fig. a representação com o diagrama de Venn do universo dos números inteiros   
Vértice - o ponto de encontro de lados ou arestas conforme se trate de uma figura ou de um sólido. Um ângulo terá 1 vértice, o triângulo terá 3 vértices, um cubo 8 e um cone 1.
Vertical - recta perpendicular à horizontal. De outra maneira: recta na direcção da força da gravidade (dirigida ao centro da terra).
Volume - o espaço que ocupa qualquer objecto sólido.

X

X-eixo dos - O eixo horizontal num sistema cartesiano ortogonal. Local onde são marcadas as abcissas de qualquer ponto.

W


Y

Y-eixo dos - O eixo vertical num sistema cartesiano ortogonal. Nesse eixo são marcadas as ordenadas

Z

Z- letra que grafada de uma forma mais gótica representa o conjunto dos inteiros  
Z- eixo dos - o eixo que num representação no espaço é perpendicular ao plano formado pelo os eixos dos xx e dos  yy. Normalmente é apresentado na posição vertical.
Zero - representação do nada. O mais recente dos algarismos. O ponto de separação dos números negativos e positivos na recta real.  Símbolo usado para representar no número um lugar vazio Exemplo : 507.  
Zero de uma função - valor de x para o qual se tem f(x) = 0.
Zona - porção de esfera limitada por dois planos paralelos